Quem somos nós

São Paulo, SP, Brazil
Este blog é um diário do Teatro Vocacional, projeto do Núcleo Vocacional, que conta ainda com Dança Vocacional e Música Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Aqui você encontrará informações das ações desenvolvidas no Núcleo Vocacional de interesse do vocacionado e do público em geral.

Dando continuidade ao programa de incentivo a produção artística dos grupos de teatro orientados pelo Projeto, o Teatro Vocacional realiza uma série de Oficinas Técnicas em diversos pontos da cidade. As Oficinas Técnicas visam a melhoria da qualificação dos processos de criação artística dos grupos, através da verticalização das especificidades do fazer teatral. Os encontros são conduzidos por profissionais altamente qualificados e promove a formação de um artista preparado para agir de forma autônoma.

Informações Gerais:

Inscrições de 08 a 19 de outubro de 2007
Local de inscrições - Núcleo de Teatro e Dança Vocacional – Av São João, 473 - 6º - das 14h às 19h. Tel. 3334-0001 r. 1904/1905.
· Forma de seleção: Ficha de inscrição devidamente preenchida e carta de interesse.
· Resultado: Os selecionados para a oficina Dramaturgias serão contatados via telefone ou e-mail fornecidos no ato da inscrição até o dia 22 de outubro, e os selecionados para as demais oficinas até o dia 26 de outubro).

Oficinas


1 – Direção

A concepção de direção que norteia o trabalho nesta oficina considera o
diretor como criador responsável pelas transformações de idéias e conceitos
apresentados pelo autor, através de uma relação de aproximação e negação do texto. Para isso, torna-se importante que os participantes experimentem o
trabalho do diretor capaz de expressar o seu ponto de vista sobre a
dramaturgia, relendo e atualizando a visão do dramaturgo.
Esta oficina tem como objetivo fazer com que os participantes, de forma
estética, reflitam e atuem criativamente sobre conteúdos relacionados à sua
própria realidade.

Ministrante: Bernadeth Alves é diretora formada pela Escola de Comunicação e Artes - ECA/USP, participante de workshops ministrados por:
HansThier-Lehmann, Penelope Wehrli, Yan Ferslev, Bina Sharif, Thomas Richard eJerzy Grotowski, Eugênio Barba e Kazuo Ohno. Também foi diretora assistente de Frank Castorf no espetáculo Anjo Negro de Nelson Rodrigues com uma lembrança de uma revolução: A Missão de Heiner Muller (espetáculo convidado para o Theater Formen de Hannover/Alemanha). Realizou residência em direção teatral no Maxim Gorki Theater de Berlim durante a montagem do espetáculo Das weite Land dirigido por Volker Hesse. Ministrou diversas palestras, oficinas, workshops, debates, cursos e possui vasta experiência como diretora teatral.

Locais da Oficina:

1 – CEU Rosa da China – 6ªs feiras das 19h às 22h, a partir de 09 de novembro – 04 encontros – 12 horas.
Rua Clara Petrella, s/nº, Jd. São Roberto, fone: 6701-2356


2 – CEU Casa Blanca – Sábados das 10h às 13h, a partir de 10 de novembro – 04 encontros – 12 horas.
Rua João Damasceno, 85, Jd. Casa Blanca, fone: 5519-5243


2 – Vivenciando a Prática de Grupo – Grupo Folias

Este Projeto visa o envolvimento direto dos vocacionados com o grupo Folias e sua vida artística através da temporada do espetáculo “Orestéia – O Canto do Bode”, com direção de Marco Antonio Rodrigues em cartaz de quinta a domingo no Galpão do Folias. Este Projeto se dará com revezamento dos vocacionados nas seguintes áreas de atuação: produção, preparação cênica dos atores e técnicos (iluminador, sonoplasta e operador de áudio). O vocacionado vivenciará todo o processo de preparação da cena e manutenção do espetáculo, juntamente com atores (preparação para o espetáculo), técnicos (iluminador, sonoplasta, operador de vídeo) e produtores no período de 2 meses. Com conversas semanais com um profissional do grupo, ator, dramaturgo, diretor musical, produtor.
É importante ressaltar a possibilidade de continuidade do projeto a partir do mês de dezembro no Folias Mostra Tudo, uma mostra do Folias com espetáculos do repertório do grupo e com a participação de grupos convidados. A vivência não só do cotidiano do Grupo Folias, mas também como se dá uma mostra com convidados e tudo que ela contém, questões de adaptação do espetáculo convidado ao espaço cênico, iluminação, produção, montagens etc.

Principais vetores de encaminhamento:

Conversas Semanais

O Grupo Folias disponibilizará um profissional (ator, diretor musical, dramaturgo, produtora) semelhante para conversas com todo o grupo de vocacionados a fim de discutir o processo criativo da Orestéia, bem como o grupo, sua formação e suas ações.


Preparação do ator para a cena

O olhar do vocacionado para áreas de preparação dos atores (aquecimento físico e vocal para o espetáculo), bem como suas práticas para a cena (contra-regragem, montagem do cenário).

3. Preparação da cena

As práticas diárias dos técnicos na montagem do cenário, bem como a preparação dos equipamentos (microfones, com e luz) para o espetáculo.

Manutenção de produção

A manutenção do espetáculo, suas necessidades, o cuidado com materiais de cena, figurinos, equipamentos, o olhar da produção para todo o seu funcionamento.
A administração do espetáculo, o recebimento do público a prática administrativa fora e dentro da cena.


Ministrante: Grupo Folias - O Folias é um grupo teatral que em 2.007 está comemorando 10 anos de existência e 7 anos da inauguração de sua sede, o Galpão do Folias. Ao longo dessa ainda curta trajetória, o Folias comprovou através da imprensa, crítica e público, sua qualidade e excelência artística sendo reconhecido como um dos grupos teatrais mais importantes na cena paulistana atual, com trabalhos como Babilônia, Otelo, Single Singera Bar e Orestéia- O Canto do Bode, atualmente em cartaz no Galpão do Folias.

Local da Oficina:

GALPÃO DO FOLIAS: Duração: de 01 de novembro a 12 de dezembro.
De 01 a 04 de novembro das 18h às 23h30 (quinta a domingo)
De 05 de novembro a 12 de dezembro das 09h às 12h (segundas e quartas)
58 horas
Rua Ana Cintra, 213, Campos Elíseos, fone: 3361-2223.


3 – Dramaturgias

Esta oficina tem como objetivo trabalhar elementos que possibilitem aos particpantes o desenvolvimento de dramaturgias. A partir de procedimentos improvisacionais, os participantes poderão perceber como articular diferentes materiais – palavra, espaço, luz, figurino etc - a fim de produzir narrativas. O curso será desenvolvido a partir das características específicas de cada grupo. Trata-se aqui, portanto, não de um modelo que será aplicado a priori, mas de um conjunto de procedimentos que serão adaptados e articulados tendo como parâmetro a “identidade” do grupo. Desenvolvimento nesse caso deve ser entendido como “abertura perceptiva”, como “exploração contínua”. Além de aspectos abordados no livro O Ator Compositor publicado pela Editora Perspectiva em 2002, a oficina aprofundará procedimentos colocados em prática em encontros de trabalho que aconteceram nos últimos quatro anos com alguns dos atores de Peter Brook, especialmente Yoshi Oida, Sotigui Kouyaté e Tapa Sudana.
Nesse sentido, os elementos técnicos emergirão não da aplicação de modelos, mas de um fazer que considera as diferenças pessoais, sociais e culturais.

Ministrante: Matteo Bonfitto é ator, diretor e pesquisador teatral. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, pelo DAMS da Universidade de Bologna, Itália (graduação), pela ECA – USP (mestrado) e pela Royal Holloway University of London. (doutorado). É professor no Depto de Artes Cênicas da Unicamp e atuou em vários espetáculos no Brasil e no exterior, tais como Em Lugar Algum (Festival Internacional de Teatro Edinburgo 2001); Silêncio (Festival Internacional “Teatro a Mil” – Santiago, Chile, 2001; Festival Internacional de Teatro Bayonne-Biarritz, França, 2002); All Scares are Nice and Clean (Theatre Studio – Londres, Inglaterra, 2006).
Além de vários artigos sobre o trabalho do ator, publicou O ator Compositor em 2002 pela Editora Perspecitiva.


Locais da Oficina:


1 – CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE – 5ªs das 19h às 22h, a partir de 25 de outubro – 08 encontros – 24 horas.
Av. Deputado Emilio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, fone: 3984-2466


2 – TEATRO JOÃO CAETANO – 6ªs feiras das 19h às 22h, a partir de 26 de outubro – 08 encontros – 24 horas.
Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino fone: 5573-3774