Quem somos nós

São Paulo, SP, Brazil
Este blog é um diário do Teatro Vocacional, projeto do Núcleo Vocacional, que conta ainda com Dança Vocacional e Música Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Aqui você encontrará informações das ações desenvolvidas no Núcleo Vocacional de interesse do vocacionado e do público em geral.

Vocacional Vai ao Teatro - Novembro


Cia Teatral As Graças

Clarices

DATA VAGAS HORÁRIO
02/11 (sexta) 10 21h
09/11 (sexta) 10 21h

Ágora Teatro
Rua Rui Barbosa, 672- Bela Vista –SP.
Fone: 32840290

O agendamento inicia-se nesta terça-feira, dia 30/10, a partir das 15h, e deve ser feito diretamente no N.T.D.V. e pode ser feito por telefone (3334-0001 ramal 1904 e 1905, com FELIPE PINHEIRO). Basta ligar informando o número de ingressos para reserva e o nome do responsável que irá retirar os ingressos na bilheteria do teatro até meia hora antes do horário da apresentação. SÃO APENAS 10 INGRESSOS em cada dia de apresentação.

Sobre o espetáculo

Clarices é uma pequena mostra das idéias, sentimentos e temas que habitam a obra da escritora Clarice Lispector. Utilizando alguns de seus depoimentos, crônicas, trechos de contos e romances, as atrizes da Cia As Graças, através da criação de três outras Clarices revelam a mulher inspirada, lúcida e insana que é a grande artista Clarice Lispector e sua escrita marcada pela poesia e intensidade.



SINOPSE



Numa pequena sala de um antigo apartamento, três senhoras esperam pelo momento de partir para uma viagem.Enquanto se dedicam a pequenas tarefas cotidianas, contam suas histórias e revelam suas identidades através dos textos de Clarice Lispector.



“Sempre me restará amar. Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar. Em escrever eu não tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso até a hora de morrer. Amar não acaba. É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera”.
(Trecho do texto Clarices)

TEXTO CLARICES / CIA TEATRAL AS GRAÇAS



A escritora Clarice Lispector quando criança enviava constantemente suas histórias para um jornal de Recife, e apesar da teimosia, nunca teve uma história sua publicada naquele jornal. Percebeu que as histórias escolhidas relatavam os fatos necessários a uma história, acontecimentos, enquanto que as suas continham apenas sensações e emoções vividas por personagens fictícios.
Seus fatos eram outros, sua escrita seguia um caminho desconhecido. Escrever era como amar, como ter sede, como viver. Quando Clarice não escrevia dizia que estava morta.
É dessa coragem de uma vida sem concessões, dessa urgência e intensidade, do ofício transformado em ato de amor,que nós, atrizes do grupo As Graças queremos nos aproximar agora. Através de diversas Clarices presentes na obra de uma só Clarice, Clarices suspensas no tempo, nós ousamos vivenciar as suas palavras, contar as suas histórias carentes de fatos concretos e repletas de vida e morte.
Depois de doze anos de grupo e quatro anos do projeto Circular Teatro onde trabalhamos com o teatro de rua e a concretude que ele traz, sentimos a necessidade de voltar para o palco, para o vazio, para dentro. E nada melhor do que o prazer e o perigo que Clarice oferece.Convidamos para a direção do espetáculo Vivien Buckup que aceitou o desafio de ordenar o desordenado com muita delicadeza.
Os textos selecionados são do livro A Descoberta do Mundo e são trechos de contos, romances,crônicas e depoimentos de diversas épocas da vida da autora.São pequenos retratos.Memórias trazidas pelo silêncio.Sentimentos. E por que não dizer, fatos.


FICHA TÉCNICA

Texto :Clarice Lispector
Seleção e Roteiro de textos: Daniela Schitini e Vivien Buckup
Direção e Cenário: Vivien Buckup
Assistente de direção: Flávia Lorenzi
Elenco: Daniela Schitini, Eliana Bolanho e Juliana Gontijo
Iluminação: Alessandra Domingues
Visagismo e figurinos(costumização): Leopoldo Pacheco
Pintura da tela: Fábio Brando
Trilha sonora: Lincoln Antonio
Operação de som: Michele Rolandi
Ooperação de luz: Dino
Produção Executiva e Administração: Norma Lyds e Luciana Gabriel
Produção: As Graças